A BIS Brazil Industrial Solutions, Curitiba, Paraná, atua com soluções em projetos e instalações industriais, em organização industrial, otimização de processos, racionalização da produção, segurança industrial, gestão ambiental, prevenção de riscos, bioenergia e alternativas em energias renováveis.
Organização Industrial e Otimização de Processos
Racionalização da Produção e Segurança Industrial
Sistemas de Gestão Ambiental e Prevenção de Riscos
Bioenergia e Energias Renováveis
BRAZILINDUSTRIAL SOLUTIONS SOLUÇÕES EM PROJETOS E INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS
 
 
BIS Brazil Industrial Solutions soluções em projetos e instalações industriais a BIS dispõe de várias tecnologias industriais dicas sobre diversos assuntos sobre tecnologias e indústrias diversas novidades em destaque link para contato com a BIS Brazil Industrial Solutions
 
     
 
USOS TÍPICOS DO AÇO INOXIDÁVEL
Quatro fatores aumentam cada vez mais a tendência do uso do aço inoxidável.

Aparência.
Resistência a corrosão.
Resistência a oxidação.
Resistência mecânica.

APARÊNCIA

A aparência brilhante atraente dos aços inoxidáveis, que se mantêm ao longo do tempo com simples limpeza, associada a resistência mecânica, torna esses materiais adequados aos usos na construção arquitetônica, na fabricação de móveis e objetos de uso domestico e a outros semelhantes.

RESISTÊNCIA À CORROSÃO

A resistência a corrosão dos aços inoxidáveis aos diversos meios químicos permitem o seu emprego em, recipientes, tubulações e componentes de equipamentos de processamento de produtos alimentares e farmacêuticos, de celulose e papel, de produtos de petróleo e de produtos químicos em geral.

RESISTÊNCIA À OXIDAÇÃO

A resistência a oxidação, em temperaturas mais elevadas, torna possível o seu uso em componentes de fornos, câmaras de combustão, trocadores de calor e motores térmicos.

RESISTÊNCIA MECÂNICA

A resistência mecânica relativamente elevada, tanto à temperatura ambiente como as baixas temperaturas, faz com que sejam, usados em componentes de máquinas e equipamentos nos quais se exige alta confiabilidade de desempenho como, por exemplo, partes de aeronaves e mísseis, vasos de pressão, e componentes estruturais menores como parafusos e hastes.

Tipos de Aços Inoxidáveis e suas Aplicações:

AUSTENÍTICOS

301
Fins estruturais, correias transportadoras, utensílios domésticos, ferragens, diafragmas, adornos de automóveis, equipamentos para transporte, aeronaves, ferragens para postes, fixadores (grampos, fechos, estojos), conjuntos estruturais onde alta resistência é exigida em aeronaves, automóveis, caminhões, carrocerias e carros ferroviários.

302
Gaiola de animais, guarnições arquitetônicas, exteriores arquitetônicos, garrafas térmicas e esterelizadores, equipamentos para recozimentos, pias, lavadores de pratos, utensílios domésticos, equipamentos hospitalares, tanques de gasolina, equipamentos para fabricação de sorvetes, congeladores, guarnições para portas, equipamentos para lacticínios, maquinaria para engarrafamento, tanques de fermentação, equipamentos para armazenagem e processamento de produtos alimentícios, dobradiças, refinarias de açúcar e carros ferroviários.

302B
Peças resistentes ao calor, elementos de aquecimento de tubos radiantes, caixas de recozimento, suportes de tubos, aplicações onde exija resistência à oxidação a temperaturas até 926oC e para serviço intermitente envolvendo resfriamento rápido a temperatuars até 870oC (ex.: partes de fornos, seções de queimadores, abafadores de recozimento).

303
Parafusos, porcas, pregos, eixos, cabos, fechaduras, componentes de aeronaves, buchas, peças produzidas em máquinas automáticas de parafusos e outros equipamento de máquina ferramenta.

304
Utensílios domésticos, fins estruturais, equipamentos para industria química e naval, indústria farmacêutica, industria textil, indústria de papel e celulose, refinaria de petróleo, permutadores de calor, válvulas e peças de tubulações, indústria frigorifica, instalações criogênicas, depósitos de cerveja, tanques de fermentação de cerveja, tanques de estocarem de cerveja, equipamentos para refino de produtos de milho, equipamentos para leiteria, cúpula para casa de reator de usina atômica, tubos de vapor, equipamentos e recipientes para usinas nucleares, peças para depósito de algumas bebidas carbonatadas, condutores descendentes de águas pluviais, carros ferroviários e calhas.

304L
Revestimento para trajas de carvão, tanques de pulverização de fertilizantes líquidos, tanques para estoque de massa de tomate, quando se faz necessário um teor de carbono menor que o tipo 304 para restringir a precipitação de carbonetos resultantes da solda, particularmente quando as peças não podem ser tratadas termicamente após a solda e carros ferroviários.

305
Peças fabricados por meio de severas deformações a frio.

308
Fornos industriais, válvulas, vergalhões para a solda e soluções de sulfeto a alta temperatura.

309
Aplicações a altas temperaturas, suportes de tubos, abafadores, caixas de sementação, depósitos de bebidas, partes de queimadores a óleo, refinarias, equipamentos para fábrica de produtos químicos, partes de bombas, revestimento de fornos, componentes de caldeiras, componentes para fornalha de máquinas a vapor, aquecedores, trocadores de calor e peças para motores a jato.

310
Aquecedores de ar, caixas de recozimento, estufa de secagem, anteparos de caldeira de vapor, caixa de decantação, equipamentos para fábrica de tinta, suportes para abóbada de forno, fornos de fundição, transportadores e suportes de fornos, revestimento de fornos, componentes de turbinas a gás, trocadores de calor, incineradores, componentes de queimadores a óleo, equipamentos de refinaria de petróleo, recuperadores, cilindros para fornos de rolos transportadores, tubulação de soprador de fuligem, chapas para fornalha, chaminés e comportas de chaminés de fornos, conjuntos de diafragma dos bocais para motores turbo-jatos, panelas de cristalização de nitratos e equipamentos para usina de papel.

314
Caixas de recozimento, caixas de cementação, acessórios para tratamentos térmicos e tubos de radiação.

316
Peças que exigem alta resistência à corrosão localizada, equipamentos de industrias químicas, farmacêutica, textil, petróleo, papel, celulose, borracha, nylon e tintas, peças e componentes diversos usados na construção naval, equipamentos criogênicos, equipamentos para processamento de filme fotográfico, cubas de fermentação e instrumentos cirúrgicos.

316L
Peças de válvulas, bombas, tanques, evaporadores, agitadores, equipamentos texteis, condensadores, peças expostas à atmosfera marítima, adornos, tanques soldados para estocagem de produtos químicos e orgânicos, bandejas e revestimento para fornos de calcinação.

317
Equipamentos de secagem e equipamentos para fábricas de tintas.

321
Para estruturação soldada e peças sujeitas a aquecimento na faixa de precipitação de carbonetos, anéis coletores de aeronaves, revestimentos de caldeiras, aquecedores de cabines, parede corta-fogo, vasos pressurizados, sistema de exaustão de óleo sob alta pressão, revestimento de chaminés, componentes de aeronaves, superaquecedor radiante, foles, equipamentos de refinaria de petróleo e aplicações decorativas.

347
Tubos para superaquecedores radiantes, tubo de exaustão de motor de combustão interna, tubulação de vapor a alta pressão, tubos de caldeiras, tubos de destilação de refinaria de petróleo, ventiladores, revestimento de chaminé, estruturas soldadas e peças sujeitas a aquecimento na faixa de precipitarão de carbonetos, tanques soldados para transporte de produtos químicos, anéis coletores, juntas de expansão e resistores térmicos.

MARTENSÍTICOS

410
Valvulas, bombas, parafusos e fechaduras, tubo de controle de aquecimento, chapa para molas, cutelaria (facas, canivetes etc.), mesas de prancha, instrumentos de medida, peneiras, eixos acionadores, maquinaria de mineração, ferramentas manuais, chaves, para aplicações que exigem boa resistência à oxidação à elevada temperatura tais como as partes de fornos, queimadores etc., equipamentos rodoviários, sedes de válvulas de segurança para locomotivas, plaquetas tipográficas, petrechos de pesca, peças de calibradores e fixadores.

416
Parafusos usinados, porcas, engrenagens, tubos, eixos e fechaduras.

420
Cutelaria, instrumentos hospitalares, cirúrgicos e dentários, réguas, medidores, engrenagens, eixos, pinos, rolamentos de esferas, bolas de milho e discos de freio.

440 A B C
Eixos, pinos, instrumentos cirúrgicos e dentários, cutelaria e anéis.

442
Componentes de fornos e câmaras de combustão.

446
Caixas de recozimento, chapas grossas para abafadores, queimadores, aquecedores, tubos para pirômetros, recuperadores, válvulas e conexões, aplicações a altas temperaturas quando necessária resistência a oxidação.

FERRÍTICOS

403
Lâminas de turbina sujeitas à corrosão e desgaste por abrasivo e corrosão úmida, anéis de jatos e seções altamente tensionadas em turbina à gás.

405
Caixas de recozimento.

409
Sistemas de exaustão de veículos automotores, tanques de combustível e banco de capacitares.

430
Adornos de automóveis, calhas, máquinas de lavar roupa, revestimento da câmara de combustão para motores diesel, equipamentos para fabricação de ácido nítrico, fixadores, aquecedores, portas para cofres, moedas, pias e cubas, baixelas, utensílios domésticos e revestimentos de elevadores.

NORMAS MAIS COMUNS DE TUBOS DE AÇOS INOXIDÁVEIS AUSTENÍTICOS

ASTM A-249
Tubos de aço inoxidável austenítico soldados para aplicação em caldeiras, superaquecedores, trocadores de calor e condensadores.

ASTM A-269
Tubos de aço inoxidável austenítico soldados para serviços gerais.

ASTM A-270
Tubos de aço inoxidável austenítico soldados para aplicação em industrias alimentícias e de bebidas, nas quais, além da resistência à corrosão sejam minimizadas as possibilidades de contaminação e deterioração dos produtos e haja facilidade de limpeza.

ASTM A-312
Tubos de aço inoxidável austenítico soldados para condução.

Autor: Ciro de Toledo Piza Tebecherani
 
Fonte: www.pypesystem.com.br - Adaptação:  Equipe BIS
 
Anterior Próximo
 
QUÍMICA PETROQU͍MICA ALIMENTOS BEBIDAS TÊXTIL CELULOSE E PAPEL METAL-MECÂNICA ELETRO-ELETRÔNICA AGROINDÚSTRIA
 
 
 
  a BIS atende em consultoria, projetos e instalações industriais em todo o Brasil.  
  BIS Brazil Industrial Solutions, consultoria, projetos e instalações industriais, possui larga experiência no segmento técnico industrial, com sede em Curitiba, Paraná, atende todo o Brasil.  
  41 3019-9725  
  central@bisbrazil.com.br  
  Av. Pref. Omar Sabbag, 526 - c1 sl. 4 - Jardim Botânico  
  80210-000 Curitiba PR  
     
 
 
a BIS está no linked in